quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Sustente essa idéia!

Pensamentos positivos rodam em uma espiral de igual sentido. E tudo o mais parece ir no mesmo rumo. Quando algo bom te conforta, que te dê prazer, você busca mais sobre isto. Um bom livro te leva a outro. Uma boa amizade te abre um novo horizonte. É claro, más amizades te conduzem ao outro extremo e determinados prazeres nos trazem vícios meio tortos. O equilíbrio entre eles é o bom aproveitamento da sua percepção seletiva. E a conseqüencia é a mudança do seu mundo!


Tag
: Mudança; Change



Comece com uma Massive Change! Este livro, escrito pelo artista gráfico Bruce Mau tem um descritivo interessante: “It’s not about the world of design; it´s about the design of the world”. Cumpre cada palavra do que diz! Muda sua concepção do que é ser empreendedor num mundo envolvido por miséria, aquecimento global e que ao mesmo tempo necessita continuar seu desenvolvimento de forma sustentável.


Tag
: Sustentável; Sustentabilidade; Sustainability



O grupo ENVIU (The Environment and You) age em prol do conceito do que é ser um novo empreendedor. É trabalhar na inovação da sustentabilidade. Soluções rentáveis para os problemas sociais e do meio ambiente.

Tag: Empreendedor; Entrepreneur



A história do seu país está diretamente relaciona com seus empreendedores. Estes geram riqueza, emprego, infra-estrutura e grandes acontecimentos. Um livro (2 volumes) bem relacionado ao tema foi escrito por Jacques Marcovitch. Chama-se “Pioneiros e Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”. Explora as dificuldades encontradas pelos pioneiros no desenvolvimento do Brasil. Termine o livro com a sensação de que no Brasil tem muita coisa que funciona e dá certo quando os passos são maiores que as pernas.

Tag: Brasil, Brazil



Seu país. Ele precisa de você, mais do que nunca! Se você entende como os Tags funcionam para buscas na internet, teve ter notado uma semelhança com o funcionamento da sua percepção seletiva. Use essa ferramenta e transforme o seu mundo. De tabela, seu país também pode ser transformado!

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Todo dia a gente faz tudo sempre igual...

Acordar cedo, tomar banho e depois vem o café quando dá tempo. Pegar o ônibus trabalhar o dia todo e voltar de ônibus. Abençoada janta, TV ou livro e, em fim, cama. E nós continuamos, porque somos brasileiros e não desistimos nunca.

A rotina nos aproxima muito da nossa realidade e nos afasta de outras. Afinal, o tempo é realmente curto para pensar. Entregamos-nos ao mundo mais do que integramos. Isso não quer dizer que nosso trabalho é ruim. Mas somos qualificados demais para esquecer do mundo que nos espera e nos chama. Sim, temos mais qualidades e habilidades do que aquelas presentes no currículo.

A busca incansável para nosso desenvolvimento não deve estar ligada ao esquecimento de nossos dons naturais. Tudo é uma questão de exercício. Um músico se encontra não atrás de uma mesa de escritório e sim de um instrumento. Aí se faz a diferença. Vide caso do poeta e diplomata Vinícius de Moraes.

Work less, play more! Essa propaganda do X-Box talvez seja uma maneira extrema de ver a situação, mas diverte!



Alie suas habilidades! Leia! Aja! Reaja! Precisamos dessa prática.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Neutralização do carbono

Mais uma ação ecológica de tirar o chapéu. Uma revenda da Volks, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, lançou um programa chamado Carro Limpo Primo Rossi. Idéia genial. O cliente, ao comprar um carro, pode optar em doar de 30 a 60 reais para comprar, plantar e cuidar de mudas de seis árvores por 5 anos. O restante do dinheiro é pago pela concessionária.



Não podemos nos esquecer do site clickarvore. Nele, você poderá plantar até uma árvore por dia e acompanhar o seu destino.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Tune it! Safe!

Ação interessante da policia alemã. Para divulgar que você pode, sim, andar em um tunig bacana, porém dentro da lei, os polizei começaram a circular com carros tunados dentro dos conformes. O nome do programa é “Tune it! Safe!” encabeçado pela empresa TechArt.



Embarcando na onda de segurança e legalização, a Wolkswagen já está circulando propagandas de seus carros tunados de fábrica. No fundo o comercial mais é uma tiração de onda com os tunigs bregas que estão rodando por aí.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Muito moderno isso! Não era?

Não faz muito tempo, os celulares eram analógicos, tinham o tamanho de um tijolo, mas eram ditos compactos, e colocar um telefone na agenda eletrônica era tarefa para o mais paciente dos usuários. Daí veio aquele tijolinho, o Nokia 6120, e mudou muita coisa. A facilidade de interação com o menu ditou o seu sucesso.

Outro salto foi dado quando vimos o Ipod. O clickwheel fazia você ter a sensação de realmente estar experimentando uma nova era da tecnologia.

A nova onda interativa agora é o Wii, da Nintendo. O console traz uma nova concepção do joystick, onde os movimentos realizados são reproduzidos nos jogos. Qualquer criança ao pegar um vídeo game tentou fazer isso no passado, mas ficou frustrada ao ver que levantar o controle não ia fazer o “Sonic” pular mais alto.



Pouco, mas muito pouco tempo depois nos apresentaram o Iphone. Ainda não está no mercado, mas já nos surpreendeu pela incrível interface amigável. Agora temos uma nova maneira de interagir com as máquinas. É o controle em tela de plasma, com multi-sensoriamento. Agora seu monitor será muito mais do que uma saída de vídeo.



Opa, tem mais inovação! O formato do nosso desktop já está ultrapassado. Há uma maneira muito mais intuitiva de organizar os arquivos e guardá-los em uma pasta. Como? Igualzinho a como você faz na sua mesa, mas em um desktop 3D.



Agora imagine unir a tecnologia TED com o desktop 3D! É isso aí, a velocidade de inovações em interfaces não para! Mas provavelmente isso tudo estará ultrapassado no próximo post.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Ponto de vista

E realmente, às vezes as coisas só fazem sentido se vemos por um outro ângulo. Literalmente falando! Essa foi a idéia explorada pela empresa de telefonia Talk Talk, que vende um serviço onde as ligações que você faz para sua terra natal, quando está fora de casa, sai de graça. No contexto aparecem pessoas se “conectando” para fazer sentido a alguma forma. A mensagem é de união, amizade, família entre outros. Excelente ponto de vista.



O mesmo tema (não sei quem copiou de quem) é visto no clipe musical de Gary Jules, com a música Mad World. Apesar do formato ser exatamente o mesmo, aqui vemos um contraste maior entre a mensagem da música (um pouco melancólica) e os temas apresentados (felizes figuras que mais parecem desenhos de criança).

sábado, fevereiro 03, 2007

Biometria: uma crítica

No post anterior comentei sobre reconhecimento facial. Agora vamos nos distanciar um pouco da tecnologia e analisar o ambiente em que estamos a inserindo. Para quê o reconhecimento facial? Onde está sendo aplicada a biometria?

Muito se diz sobre seu uso: Acesso a contas bancárias, segurança em aeroportos, acesso restritos à ambientes empresariais e web, entre outros. Novos dispositivos que buscam identificar as pessoas pelo comportamento estão entrando no mercado. Aparelhos elétricos identificam o padrão de pisadas de seu dono, e caso detecte alteração de comportamento, pode ser bloqueado. Senhas de contas bancárias já podem levar em consideração a maneira como o usuário a digita no teclado (podcast). Em meio a globalização, mistura de culturas, opiniões e expressões, estamos entrando na era do “profile”.

Podemos identificar uma característica comum a todas essas aplicações: segurança da informação (onde rola a grana). O perigo dessa nova cultura tecnológica é voltar a criar estereótipos de raças, alavancando um processo de preconceito e racismo.

Câmeras instaladas nas ruas de Nova York procuram por características árabes nas pessoas, as colocando no foco de observação. Numa atitude de guerrilha individual, uma pessoa usou o próprio meio para divulgar um protesto contra essa tecnologia, causando um amplo debate sobre as aplicações dos sistemas de biometria.



Outro debate foi levantado quando foram utilizadas câmeras de identificação de imigrantes ilegais na final do campeonato Super Bowl, na Flórida. Havia mais de 71.000 pessoas no local.



Não devemos por isso condenar essa tecnologia. Assim como inovações na Fórmula 1 salvam vidas no dia-a-dia e tornam seu carro mais seguro, a biometria também tem sua aplicação nobre. As câmeras de vigilância das ruas também ajudam a encontrar pessoas desaparecidas. A mesma tecnologia de reconhecimento facial pode migrar para aplicações de reconhecimento de ambientes, em aplicações onde seria perigosa ou impossível a presença humana. O mesmo sistema, aqui comentado, de biometria do comportamento do caminhar poderia também ser utilizado em aplicações de recuperações de pessoas em fisioterapia.

Tudo depende de um afastamento do contexto e uma visualização por todos os ângulos de outras aplicações. Para isso, é preciso vencer a barreira do preconceito contra novas culturas, áreas da ciência, idéias e tecnologias.
Blogroll Me!