domingo, abril 22, 2007

Desenvolvimento sustentável: uma outra perspectiva.

Sustentabilidade está na moda. É bonita, legal e que veste bem com um mundo melhor. Mas ainda temos alguma incongruência nesses fatos. Como fazer um desenvolvimento sustentável da sociedade se nosso ritmo de vida não é?

Você provavelmente já ouviu ou falou a seguinte frase: “A hora de ralar é agora mesmo, porque somos jovens!”. Opa,você já está adotando um comportamento que não é sustentável, a própria frase carrega isso.

A mesma empresa que te exige comprometimento fala em sustentabilidade. Comprometimento deveria significar: fazer aquilo que lhe foi solicitado, não faltar com seus compromissos, vir com novas propostas e transformações para algo melhor.

Está tudo certo. Mas além do trabalho temos que ter também comprometimento com nossos amigos, familiares, sociedade e com nós mesmos. A palavra é equilíbrio. Assim como damos maior atenção a cada um deles em momentos de maior dificuldade, é muito certo darmos mais atenção ao trabalho quando os outros precisam de nós. Porém, não deixe a exceção virar regra.

Portanto, vamos pensar em sustentabilidade num termo mais amplo. Faça todas as tarefas com a certeza de não deixar nada nem ninguém para trás.

Este quadrinho do Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, define e inspira esta idéia: pensar no curto, longo e sobre tudo... no muito longo prazo.
(clique na imagem para visualizá-la melhor)

terça-feira, abril 17, 2007

Música na net

A divulgação de música pela Internet continua sendo motivo de grandes discussões. Enquanto alguns artistas e gravadoras lamentam e lutam contra a divulgação e captação não autorizada das obras (como é o caso da TimeOut, comentado no site Brainstorm9), outros se adaptaram à nova ferramenta e hoje parecem conviver em paz com a disseminação gratuita de suas obras artísticas pela net.
Acredito que os apreciadores de música em geral, só tiveram a ganhar com esse advento. Hoje existe o site myspace.com, que disponibiliza algumas músicas, informações e fotos de bandas como o Pink Floyd e a alternativa Sonic Youth, dentre tantas outras.
Existe a "rádio" Pandora onde você informa um artista que gosta e pode então ouvir uma seleção de músicas relacionadas àquele artista.
Existem também alguns blogs que disponibilizam centenas de discos inteiros para download, desde os mais obscuros até os mais populares. Esses blogs parecem nunca durar muito tempo, por conta de sua ilegalidade (a polêmica!), mas alguns ainda podem ser encontrados.
O importante é ter seu meio de estar sempre acompanhado de uma boa música. Uma boa dica são as rádios africanas disponíveis na net, como a Rádio Okapi.

quarta-feira, abril 11, 2007

Eu sou brasileiro e não desisto nunca



Atrás dessa bela frase tão repetida por tantos brasileiros há uma amarga realidade: é uma estratégia de marketing para elevar a moral do brasileiro, visto que apenas 4% confiam em seus compatriotas (Comunicação de Interesse Público - Capitúlo 3).

Afinal, como fazer o país andar para frente se não colocamos a mão no fogo nem por quem nos guia, muito menos por quem nos guarda. Não confiamos em nossos governantes, pois sabemos (mas não demonstramos) que eles são uma fiel amostragem do que somos. A mudança começa em nossas atitudes.

Um bom começo é fazer com que todos confiem em nós. Cada ação neste sentindo aumenta a amostragem de número de pessoas em quem podemos confiar. Raciocínio simples, lógico e nem tão utópico assim. Ele não precisa ir tão longe para que você sinta os efeitos.

Conquiste seu espaço com atitude e paciência. Afinal você é brasileiro e não desiste nunca!

Casos de sucesso:

Josef Cliver:



Piadas a parte... um caso real de superação:



Essa mosca é brasileira (abstraia a publicidade):


VW Fly
Colocado por Masterfill

quarta-feira, abril 04, 2007

Realidade Virtual

Sim, você pode interagir com algo irreal em seu meio real. Mas num vídeo... como saber o que é real ou não?

Blogroll Me!