domingo, abril 22, 2007

Desenvolvimento sustentável: uma outra perspectiva.

Sustentabilidade está na moda. É bonita, legal e que veste bem com um mundo melhor. Mas ainda temos alguma incongruência nesses fatos. Como fazer um desenvolvimento sustentável da sociedade se nosso ritmo de vida não é?

Você provavelmente já ouviu ou falou a seguinte frase: “A hora de ralar é agora mesmo, porque somos jovens!”. Opa,você já está adotando um comportamento que não é sustentável, a própria frase carrega isso.

A mesma empresa que te exige comprometimento fala em sustentabilidade. Comprometimento deveria significar: fazer aquilo que lhe foi solicitado, não faltar com seus compromissos, vir com novas propostas e transformações para algo melhor.

Está tudo certo. Mas além do trabalho temos que ter também comprometimento com nossos amigos, familiares, sociedade e com nós mesmos. A palavra é equilíbrio. Assim como damos maior atenção a cada um deles em momentos de maior dificuldade, é muito certo darmos mais atenção ao trabalho quando os outros precisam de nós. Porém, não deixe a exceção virar regra.

Portanto, vamos pensar em sustentabilidade num termo mais amplo. Faça todas as tarefas com a certeza de não deixar nada nem ninguém para trás.

Este quadrinho do Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, define e inspira esta idéia: pensar no curto, longo e sobre tudo... no muito longo prazo.
(clique na imagem para visualizá-la melhor)

9 Comments:

Blogger Renata said...

Ufa,tava achando que ir ao cinema e largar meu projeto hoje seria demais. Tô indo escolher o filme...

7:01 PM  
Blogger Allan Robert P. J. said...

Infelizmente você está certo: a sustentabilidade está na moda.
E, por isso, um dia vai sair de moda.

6:08 PM  
Blogger BeInspired said...

Pode ser que sim... mas eu prefiro pensar que será como uma moda jeans. Vamos valorizá-la para que ela fique. Abraços a obrigado pelo comment!

11:38 PM  
Blogger BeInspired said...

"...E talvez este seja o mais significativo sinal que a nova postura do mercado é não-novidadeira, mas – agora sim – sustentável. Algo que veio para ficar. Uma longa e duradoura onda. ..."
http://z001.ig.com.br/ig/27/11/976587/blig/cip10/2007_04.html#post_18834223

8:15 PM  
Blogger BeInspired said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

É isso aí! Boto a maior fé dessa moda sustentabilidade se expandir a todos os setores

12:05 PM  
Blogger Ana Camargo said...

opa, já conheço esse discurso ;-)

e concordo com cada palavra, óbvio!

3:44 PM  
Blogger Seu João said...

Po, tem tempo que mexo com essa onda de direito ambiental e desenvolvimento sustentável. Esse foi o melhor texto que ja li sobre o assunto!!
Não tem o que tirar nem por, parabens!

12:33 AM  
Blogger BeInspired said...

Muito obrigado, Marcos!

8:42 PM  

Postar um comentário

<< Home

Blogroll Me!