domingo, maio 06, 2007

Etâ, dinheirinho difííííííícil...

Aproximadamente 50% dos brasileiros desempregados se encontram na faixa dos 15 a 24 anos . (Revista Trip, Alé Youssef – nº 154, pág 078). Programas de inserção no mercado não levam em conta o que esses jovens talentos têm de melhor: ousadia e criatividade.

Os comportamentos e tecnologias mudaram, no entanto vivemos relações de trabalho atrasadas. Os trabalhadores são sugados pelas empresas e sua renda... pelo estado. Ironicamente também são muito protegidos pelas leis trabalhistas, inviabilizando as contratações e estimulo à concorrência. Criamos assim trabalhadores capengas e empresas desajeitadas.


Vivemos um outro mundo com novas possibilidades de rentabilidade. Gerenciar seu próprio capital investindo no mercado financeiro se tornou uma boa opção nesses tempos de alta. Se você conseguir acumular capital e foi abençoado por boa educação, boa sorte!

Trabalhar com tecnologias web, pode parecer nossa nova promissora vocação depois que o minério substituiu o café. Mas isso depende de educação. Esta, já de um tempo, não é mais baseada na qualidade e sim no credencialismo.

Falta ao Brasil se adaptar à nova realidade, desafogar o crescimento de novos empreendimentos, valorizar a meritocracia e reduzir a burocracia. O jovem já vive um mundo muito incerto.

O problema não se torna a falta de oportunidade e sim a falta de perspectiva. Não é de se estranhar que tenhamos tantas manifestações populares na arte, cultura e esporte. É isso que o jovem quer: que os deixem expressar a individualidade. Desengessa Brasil!!

3 Comments:

Blogger Marcos Pontes said...

Enquanto o Estado se intrometer em tudo, comportar-se como sócio majoritário, levando grande parte dos lucros, não pode haver perspectiva animadora de crescimento. A economia informal carrega nas costas boa parte dos municípios brasileiros. Será que é necessário sonegar para que haja crescimento?

12:00 PM  
Blogger BeInspired said...

Excelente, Marcos! Sua síntese era o que faltava para fechar esse post!

8:53 PM  
Blogger Renata said...

Ai que estou a um passo de passar de o futuro do país à problema social. Adorei o tópico. Bonito nós jovens, acreditarmos nisso. Mas de nada adianta se "eles" não tiverem essa visão...

9:49 PM  

Postar um comentário

<< Home

Blogroll Me!