quinta-feira, março 05, 2009

Save Us!!!



O ser humano não provoca uma avalanche, mas pode causar uma. Às vezes até um grito pode ter interferido alguma estrutura que, mais cedo ou mais tarde, vai provocar a avalanche. Não tem jeito. Está lá. Está provocada. Vai desabar. Mais ia acontecer alguns dias depois com o degelo mesmo... Em fim, o processo foi acelerado.

Mas por que provocar a avalanche? Para que acelerar o processo? O que é isso? Suicídio? Ok, temos que ser honestos no ponto: "Save us"!! Realmente "Save the Planet" é um tanto quanto demagógico.

Estendendo isso um pouco, vamos colocar o assunto sobre outra perspectiva: ninguém trabalha numa empresa para que seja produzido um produto final. Mas tem uma razão pelo que trabalhamos e gostamos do que fazemos. Porque fazer o tal produto é um meio que temos para obter nossos fins: crescimento profissional, status, inclusão social, renda, poder, manter a família, relacionamento ou qualquer outra coisa que você definiu como importante na sua vida. Portanto preserve o que é importante para você, pois para empresa você é o oposto. O meio para atingir o fim: fazer um produto.

Por tanto, qual é o fim de ser sustentável? É realmente nossa preservação! O que há de errado nisso? Queremos ficar um pouco mais por aqui. Nossos filhos também. Mas nossos filhos também precisarão de carros, geladeiras, internet, outros produtos inimagináveis nos dias de hoje e tomar banho de mar de vez em quando. E outros filhos precisam se alimentar de outras coisas que não comida de lixão. Sustentabilidade não é discurso inflamado de gente que quer viver na limpeza. É coisa de gente civilizada que zela pelo ambiente que vive.

Racionalizar isso tudo é o nosso papel. Como mitigar os efeitos de tanta produção? E se não há afinal produção para tanta gente, por quê tem tanta gente no mundo? Talvez a natureza dê o jeito dela nesse ponto. Mais provável, pois só a gente acha que somos rápidos. Nossa vida é uma correria? A humanidade não é nem mesmo um piscar de olhos.

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

está na hora de postar mais ....
aflorar a imaginação!

Rodrigo

1:10 AM  
Blogger BeInspired said...

Já, já... ;)

8:01 PM  

Postar um comentário

<< Home

Blogroll Me!