Solução de problemas
Numa imensidão de informação e soluções de problemas vê-se pouca execução e conseqüentemente, repetição dos problemas. Por que estamos presos nessa corrida de ratos?
É muito mais fácil aprender do que aplicar. Estamos num momento de alta do credencialismo. Entende-se por isso, uma porção de bonecos gastando muito tempo em sala de aula, estudando que só o diabo, se matando para pegar um diploma. Esse diploma é credencial para o mercado. Estando lá dentro, volta-se a ralar que nem um maluco luta por mais qualificação, que dará maior poder de barganha na negociação de uma promoção ou justificativa na mudança de emprego. Tá bem, mas por que é tão difícil aplicar o conhecimento?
A aplicação está mais ligada a mudança de comportamento. Fomos adestrados toda a vida ,na sala de aula, a reproduzir e solucionar problemas teóricos. A realidade é muito diferente. Envolve pessoas, equipes, falta de comunicação, mau humor, bom humor, brilhantismo, ignorância... ou seja, comportamentos diferentes. É muito difícil sair da zona de conforto e admitir que nossa maneira em resolver todas as babozeiras da faculdade não resolve nada sem mudança de comportamento.
Somos individualistas. É muito mais fácil me manter motivado e lutar pelas minhas idéias do que pelas as idéias dos outros. Mas devemos reconhecer que idéias antigas, por já terem passado por diversos filtros, estão muito mais maduras e sólidas. Prontas para serem aplicadas.
Se pudéssemos entender individualidade mais como identificação, admitir que nosso comportamento não é ideal e que nenhum é, conhecimento mais como ferramenta de aplicação e menos como instrumento de argumentação, poderíamos assim, saber definir o nosso lugar, o lugar dos outros no nosso espaço e outras idéias em nosso ambiente de trabalho. Esse seria um terreno propício para o surgimento de idéias, elaboração, execução e finalmente... eliminação dos problemas.
Solucione os seus problemas!