sexta-feira, janeiro 05, 2007

O cidadão e o seu mundo.

Há um grande debate em torno do comodismo político do brasileiro. É claro que tal estado latente das pessoas é em grande parte refletido pelo individualismo. Nós temos baixo índice de confiança em nossos compatriotas. Como esperar então união das pessoas e fazer movimentos de massa na luta de nossos direitos?


O livro “Comunicação de Interesse Público” trás o caso do Parlamento Escocês, onde qualquer cidadão pode encaminhar uma petição pela internet (ou carta) solicitando debate de algum assunto no parlamento. Essa petição fará parte de um fórum público para discussão. Há um moderador para análise e encaminhamento dos pedidos. A sugestão pode até virar projeto de lei. Em sua maioria as petições tratam de assuntos da comunidade local.

É uma forma completamente diferente de interação entre governo e cidadão. Já presenciamos quebra de barreira geográfica na comunicação entre pessoas e circulação de mercadorias. A internet mostra-se eficaz agora para atingir aos interesses populares. Nos E.U.A está circulando uma petição para que o governo estabeleça leis relacionadas à emissão de poluentes. Qualquer cidadão do mundo pode assinar a petição, pois é um problema mundial! Assine.

Transparência traz confiança. As empresas que entram no Novo Mercado da bolsa de valores mostram a credibilidade que adquirem dos acionistas. Aplicando transparência em ações governamentais deverá surgir o mesmo efeito frente ao cidadão. Maior facilidade de encaminhamento dos anseios da população ao governo irá gerar maior participação e qualidade política. Já temos as ferramentas! É promissor perceber que está cada vez mais fácil deixar de ser comodista.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Então Felipe, é a louca que não aguenta passar sem deixar um comentário. Mas falando nesse comodismo político, queria saber se aí do rio vc ouviu o bafafá da pop de ceilândia contra Benício Tavares, que foi nomeado administrador de lá. Movimento pequeno, mas tá tão bao! Tão botando a boca no trombone hehe

3:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

E um filme legal pra vc ver: Soldado Anônimo, já viu?

3:11 PM  
Blogger BeInspired said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:20 AM  
Blogger BeInspired said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:28 AM  
Blogger BeInspired said...

Legal esse bafafá do Benício Tavares, eu não estava sabendo! Vc sabe se foi algo espontâneo ou um movimento levantado por um grupo? Coisa inédita em Brasília, heim! Não vi esse filme não... vc quer dizer o filme daqueles soldados no Iraque?

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tinha um grupo de lá, mas não sei o nome.. mas acho que tinha gente só tb, tipo uma deficiente (ele tá respondendo por desvio de verba de deficientes).. Bom, fato é que ele já já não vai mais ficar lá. Esse filme é do Iraque sim, só consegui ver metade, se for ver antes de viajar me chame!

12:03 AM  

Postar um comentário

<< Home

Blogroll Me!